Home > Segurança > 45 internos da Fundação Casa morreram de 2013 para cá no Estado de SP

45 internos da Fundação Casa morreram de 2013 para cá no Estado de SP

A Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), órgão do governo de São Paulo responsável pela aplicação de medidas socioeducativa impostas pela Justiça a adolescentes infratores, registrou 45 mortes entre seus internos entre janeiro de 2013 e abril deste ano. É o que apontam dados obtidos pelo Fiquem Sabendo por meio da Lei de Acesso à Informação.

Veja, no quadro abaixo, a evolução dessas mortes, ano a ano:

2013 – 8

2014 – 13

2015 – 10

2016  – 7

2017 – 4

2018 – 2

2019 – 1

Mortes ocorrem fora dos centros

Os números abrangem mortes de internos da Fundação CASA em todo o Estado de São Paulo. De acordo com os dados oficiais, essa estatística abrange tanto mortes de causas naturais, decorrentes de doenças como câncer, por exemplo, quanto aquelas provocadas em confrontos com policiais militares.

Na maioria desses casos em que o adolescente morreu após ser baleado por agentes do Estado, o suposto confronto se deu fora do centro de atendimento. Na data da morte, contudo, o adolescente se encontrava na condição de interno, em um hospital público.

As 45 mortes incluem 11 mortes em que houve esse tipo de confronto com policiais. A própria base de dados Fundação CASA obtida pela reportagem detalha, em alguns deles, que o adolescente não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo de dar entrada no centro de atendimento.

Os dados incluem um caso, ocorrido em 2013, de um adolescente que morreu por asfixia após a inalação de fumaça durante incêndio provocado pelos próprios internos, segundo a Fundação CASA.

Óbitos na Fundação CASA desde 2013 - Estado de São Paulo

CENTRO DE ATENDIMENTODATA DO ÓBITOOBSERVAÇÕES SOBRE O ÓBITO
CASA VILA CONCEIÇÃO1/29/13ÓBITO APÓS INALAÇÃO DE FUMAÇA TÓXICA, APÓS INCENDIO PROVOCADO POR INTERNOS DE SEU MÓDULO DE PERTENCIMENTO
CAI GAIVOTA2/3/13ÓBITO NO HOSPITAL APÓS CONFRONTO COM A POLÍCIA
CAI GAIVOTA3/5/13ÓBITO NO HOSPITAL, OUTROS, NÃO ESPECÍFICADO
CASA OURO VERDE3/28/13ÓBITO DECORRENTE DE LEUCEMIA LINFOCÍTICA AGUDA.
CASA ITAQUA7/8/13ADOLESCENTE CUSTODIADO NO P.S. , BALEADO NA CABEÇA EM SITUAÇÃO DE LATROCINIO CONSUMADO, VINDO A ÓBITO.
CASA DE SEMILIBERDADE CAETANOS8/10/13ÓBITO DURANTE VISITA FAMILIAR, CHOQUE HEMORRAGICO, HEMORRAGIA INTERNA TRAUMATICA.
CASA DE SEMILIBERDADE ARARE9/6/13CONFORME INFORMAÇÃO DO GENITOR , ADOLESCENTE COMETEU SUICÍDIO EM 06/09/2013 EM SUA RESIDÊNCIA (ASFIXIA)
CASA DE SEMILIBERDADE FÊNIX - ZONA LESTE12/25/13CONFRONTO COM A POLÍCIA.
CASA RIO PARANÁ2/17/14ÓBITO NO HOSPITAL, PARA ONDE FOI REENCAMINHADO COM QUEIXA DE DORES INTERCOSTAL E FEBRE DECORRENTE DE SEQUELAS DE ACIDENTE SOFRIDO EM PERSEGUIÇÃO POLICIAL ATESTADO COMO MOTIVO DO ÓBITO: PNEUMONIA / SEPTICEMIA / AGENTE BIOLÓGICO
CASA DE SEMILIBERDADE URAÍ - ZONA LESTE3/27/14ÓBITO EM SAÍDA PARA ATIVIDADE EXTERNA AUTORIZADA (CONFRONTO COM POLICIAIS)
CASA DE SEMILIBERDADE UMBÓ - ZONA LESTE3/28/14ÓBITO EM TRATAMENTO MÉDICO DOMICILIAR (SEQUELAS DE UM ACIDENTE DE MOTO/PNEUMONIA)
NAI SÃO CARLOS4/9/14FOI DO CENTRO DE ATENDIMENTO PARA O HOSPITAL ONDE VEIO A ÓBITO (FORTES DORES ABDOMINAIS). QUEIXA DE AGRESSÃO POR POLICIAIS MILITARES DURANTE APREENSÃO.
CASA DE SEMILIBERDADE SÃO MATEUS - ZONA LESTE5/20/14ÓBITO DURANTE SAIDA AUTORIZADA PARA VISITA FAMILIAR (CAUSA INDETERMINADA, AGUARDA EXAME TOXICOLÓGICO)
CASA DE SEMILIBERDADE UMBÓ - ZONA LESTE7/8/14ÓBITO NO INTERVALO DE SAÍDA AUTORIZADA (CONFRONTO COM POLICIAIS).
CASA RIO PARDO8/16/14EM BRINCADEIRA NO DORMITORIO, ENGOLIU ROLL ON DO DESODORANTE. FOI ENCAMINHADO COM VIDA AO HOSPITAL, ONDE VEIO A ÓBITO (PARADA CARDIACA).
CAI GAIVOTA8/19/14NÃO INGRESSOU NO CENTRO DE ATENDIMENTO DEU ENTRADA DIRETO NO HOSPITAL, BALEADO POR POLICIAIS, APÓS 7 DIAS VEIO A ÓBITO
CASA DE SEMILIBERDADE URAÍ - ZONA LESTE9/21/14ÓBITO NO INTERVALO DE SAÍDA AUTORIZADA PARA VISITA FAMILIAR (CONFRONTO COM POLICIAIS ).
CASA SANTO ANDRÉ I10/13/14ÓBITO NO HOSPITAL DECORRENTE DE CANCER
CAI GAIVOTA11/17/14NÃO INGRESSOU NO CENTRO DE ATENDIMENTO, BALEADO POR POLICIAIS, DEU ENTRADA DIRETO NO HOSPITAL ONDE VEIO A ÓBITO.
CASA DE SEMILIBERDADE IBITURUNA11/23/14ÓBITO DURANTE VISITA FAMILIAR (CONFRONTO COM POLICIAIS)
CASA DE SEMILIBERDADE SÃO MATEUS - ZONA LESTE11/30/14ÓBITO DURANTE SAIDA AUTORIZADA PARA VISITA FAMILIAR (CAUSA INDETERMINADA, AGUARDA EXAMES COMPLEMENTARES)
CASA DE SEMILIBERDADE PROFESSOR PAULO FREIRE - ZONA LESTE2/24/15ÓBITO NO INTERVALO DE SAÍDA AUTORIZADA PARA ATIVIDADE EXTERNA. CAUSA DO ÓBITO: HEMORÁGIA INTERNA AGUDA TRAUMÁTICA; AGENTE PERFURO CONTUNDENTE; PROJÉTIL BALÍSTICO.
CAI GAIVOTA2/28/15NÃO INGRESSOU NO CENTRO DE ATENDIMENTO, BALEADO POR POLICIAIS, DEU ENTRADA DIRETO NO HOSPITAL ONDE VEIO A ÓBITO.
CASA DE SEMILIBERDADE ALVORADA4/21/15ÓBITO NO INTERVALO DE SAÍDA AUTORIZADA PARA VISITA FAMILIAR (INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO)
CASA DE SEMILIBERDADE UMBÓ - ZONA LESTE5/4/15ÓBITO DURANTE NÃO RETORNO DE SAÍDA AUTORIZADA. CAUSA DO ÓBITO: TRAUMATISMO CRANIO ENCEFÁLICO, PERFURAÇÃO PROJETIL ARMA DE FOGO, AGENTE PERFURO CONTUNDENTE.
CASA DE SEMILIBERDADE SÃO MATEUS - ZONA LESTE6/14/15ÓBITO NO INTERVALO DE SAÍDA AUTORIZADA PARA VISITA FAMILIAR. CAUSA DO ÓBITO: TRAUMATISMO CRÁNIO ENCEFÁLICO, AGENTE CONTUNDENTE.
CASA DE SEMILIBERDADE ARARAQUARA7/14/15ÓBITO NO INTERVALO DE SAÍDA AUTORIZADA PARA TRABALHAR. CAUSA DO ÓBITO: HEMORRAGIA INTERNA AGUDA POR FERIMENTO PERFURO CONTUSO POR PROJETIL DE ARMA DE FOGO EM CABEÇA E TORAX.
CAI GAIVOTA10/11/15NÃO INGRESSOU NO CENTRO DE ATENDIMENTO, BALEADO POR POLICIAIS, DEU ENTRADA DIRETO NO HOSPITAL ONDE VEIO A ÓBITO.
CAI GAIVOTA11/15/15NÃO INGRESSOU NO CENTRO DE ATENDIMENTO, AGREDIDO POR TERCEIROS (POPULARES), DEU ENTRADA DIRETO NO HOSPITAL ONDE VEIO A ÓBITO. CAUSA DO ÓBITO: MORTE ENCEFÁLICA.
CASA JUQUIÁ11/24/15ÓBITO NO HOSPITAL, PARA ONDE FOI REENCAMINHADO APRESENTANDO MAL ESTAR. MOTIVO DO ÓBITO: MORTE ENCEFÁLICA, HIDROCEFALIA, TUMOR CEREBRAL.
CASA ENCOSTA NORTE11/26/15SUICÍDIO
CASA RIO PARDO3/9/16TRAUMATISMO CRANIO ENCEFALICO NO HOSPITAL / ÓBITO DURANTE CIRURGIA NO HOSPITAL PARA RETIRADA DE UM COAGULO NO CEREBRO.
CASA DE SEMILIBERDADE S.J. RIO PRETO3/13/16ÓBITO NO INTERVALO DE SAÍDA AUTORIZADA, O ADOLESCENTE SAIU PARA VISITA FAMILIAR, E NA CIDADE ONDE RESIDE SEUS FAMILIARES FOI ATROPELADO E VEIO A OBITO
CASA JUQUIÁ4/13/16HIPERTENSÃO INTRACRANIANA
CASA DE SEMILIBERDADE GUARAREMA4/19/16ÓBITO NO INTERVALO DE SAÍDA AUTORIZADA, EM DECORRENCIA DE ACIDENTE E ATROPELAMENTO
CASA DE SEMILIBERDADE SÃO BERNARDO9/10/16ÓBITO NO INTERVALO DE SAÍDA AUTORIZADA, CONFRONTO COM A POLÍCIA
CASA VILA GUILHERME10/6/16SUICIDIO
CAI GAIVOTA10/27/16CONFRONTO COM A POLÍCIA, ÓBITO.
CAI GAIVOTA3/19/17O ADOLESCENTE ENCONTRAVA-SE INTERNADO NO HOSPITAL EM DECORRÊNCIA DE FERIMENTO POR ARMA DE FOGO VINDO A OBITO. CONFRONTO COM A POLÍCIA.
CAI GAIVOTA7/23/17ADOLESCENTE ENCONTRAVA SE INTERNADO NO HOSPITAL, ONDE VEIO A OBITO DEVIDO LESOES POR ARMA DE FOGO. CONFRONTO COM A POLÍCIA.
CASA SERRA DA CANTAREIRA8/24/17CAUSA DA MORTE: TROMBOEMBOLIA PULMONAR , CONFORME CERTIDÃO DE ÓBITO.
CASA DE SEMILIBERDADE URAÍ - ZONA LESTE10/16/17ÓBITO NO INTERVALO DE SAÍDA AUTORIZADA, AFOGAMENTO NO PARQUE ECOLÓGICO TIETE ACOMPANHADO DE EDUCADORA DO ABRIGO.
CAI GAIVOTA2/25/181 ÓBITO EXTERNO, EM CONFRONTO COM A POLÍCIA. ADOLESCENTE NÃO CHEGOU A DAR ENTRADA NO CENTRO DE ATENDIMENTO, VINDO A ÓBITO NO HOSPITAL EM DECORRENCIA DE FERIMENTO POR ARMA DE FOGO.
CASA DE SEMILIBERDADE JUNDIAÍ12/14/18O ADOLESCENTE ESTAVA EM VISITA FAMILIAR E FOI ATROPELADO POR UM AUTOMÓVEL.
CASA DE SEMILIBERDADE CAETANOS2/19/19ADOLESCENTE SE ENVOLVEU EM NOVO ATO INFRACIONAL DURANTE VISITA FAMILIAR. POPULARES QUE PASSAVAM PELO LOCAL AGREDIRAM O ADOLESCENTE QUE VEIO A ÓBITO.

Acesse a planilha na íntegra aqui.

Quer saber tudo que acontece no universo da Lei de Acesso à Informação e receber tutoriais práticos? Assine a newsletter Don’t LAI to me!

Leia mais sobre a Fundação CASA:

Reincidência entre internos da Fundação Casa é de apenas 16%

10 atos infracionais mais cometidos por 7.425 menores detidos em 2015

Deixe uma Resposta