Home > Transparência > FS anuncia parceria com MuckRock, organização especializada na Lei de Acesso à Informação americana

FS anuncia parceria com MuckRock, organização especializada na Lei de Acesso à Informação americana

O Fiquem Sabendo anuncia mais uma novidade para promover cada vez mais transparência pública e serviços para os seus leitores. A partir desta terça-feira, 19, o site se tornou parceiro do MuckRock, organização americana especializada na Lei de Acesso à Informação americana (Freedom of Information Act, ou FOIA).

O objetivo é compartilhar e traduzir documentos inéditos obtidos pela organização americana que sejam relevantes para a audiência brasileira, bem como criar um ambiente permanente de troca e discussão, visando o desenvolvimento de estudos comparativos sobre a apliacação da lei e projetos para ampliar o acesso à informação em ambos países.

A FOIA existe há mais de 50 anos nos Estados Unidos e há certamente muito o que aprender com a experiência de quem a utiliza. Muitos dos obstáculos que estamos enfrentando agora, nossos colegas norte-americanos já superaram e podem nos fornecer dicas valiosas para navegar nesse universo.

O MuckRock é um site de notícias colaborativo, sem fins lucrativos, que reúne jornalistas, pesquisadores, ativistas e cidadãos comuns para solicitar, analisar e compartilhar documentos do governo, tornando a administração pública mais transparente.

O site fornece um repositório de centenas de milhares de páginas de materiais originais do governo americano, informações sobre como arquivar solicitações e ferramentas para facilitar o processo de solicitação.

Além disso, a equipe do MuckRock e colaboradores externos estão usando esses documentos inéditos recebidos através do site para criar relatórios e análises investigativas originais.

A conversa entre o Fiquem Sabendo e a organização americana teve início a partir do interesse recorrente – podemos talvez chamar de fã? – do Vice-Presidente do FS, Luiz Fernando Toledo. “Assim que soube da existência do MuckRock, passei a acessá-lo quase que diariamente e pensar: por que não fazemos algo parecido no Brasil?”, afirmou o jornalista.

A equipe do MuckRock é formada por doze jornalistas e pesquisadores. Entre eles está o Editor-Executivo JPat Brown, que, curiosamente, já morou no Brasil e fala português!

Quer ser o primeiro a ter acesso aos documentos fornecidos pelo MuckRock exclusivamente para o Fiquem Sabendo? Inscreva-se gratuitamente na newsletter Don’t LAI to me!

A forma única de jornalismo investigativo e de prestação de contas do MuckRock foi reconhecida pela Sunlight Foundation, pela Freedom of the Press Foundation e por centenas de agências de notícias locais e nacionais por seu trabalho inovador em áreas como gastos governamentais, vigilância e segurança pública.

Materiais do governo americano no MuckRock estão disponíveis gratuitamente e, com algumas exceções, sem restrições. Os pedidos de apresentação através do MuckRock começam em 20 dólares para fazer pedidos de informação e arquivar até quatro solicitações, o que inclui orientação, postagem, acompanhamento e hospedagem dos materiais em um formato fácil de usar.

O contato entre as instituições foi facilitado pelo programa “New Ventures Lab“, acelerador para organizações de mídia coordenados por mulheres, promovido pela comunidade global Chicas Poderosas.